Ted Lasso | 3+1 pontos psicanalisados

Fonte: Apple TV divulgação

Ted Lasso foi a melhor série que assisti nos últimos tempos. É leve, divertida, traz reflexões e tem um conteúdo ótimo para psicanalisar rs.

Ted Lasso é um treinador de futebol americano (football) que é contratado para treinar um time inglês de futebol (soccer), o AFC Richmond. Durante as 3 temporadas, tanto da série quanto do campeonato inglês, há vitórias, derrotas, quedas, superação. E as histórias paralelas dos jogadores, da dona do time, da relações públicas e dos outros treinadores. Só pelo entretenimento já vale a pena assistir.

Pensando como psicanalista, a série me trouxe 3 pontos de reflexão:

1. Relação filho-pai e pai-filho: as histórias dos personagens masculinos, em algum momento da série, passam por essa relação – conflitos, ausências, cobranças, incentivos, influências positivas ou negativas na vida de cada um. O personagem Ted Lasso traz essa relação não só na sua história pessoal, mas também no dia-a-dia com os jogadores.

2. Grupo e pertencimento: a maioria dos jogadores está longe de suas famílias, amigos e do seus países. Quando se encontram em um grupo com interesses em comum, mesmo os inicialmente mais fechados ou “estrelas”, acontece a identificação e o desenvolvimento de uma rede de apoio emocional. Assim, vemos os jogadores e técnicos juntos em vários momentos (datas comemorativas, jantares de família, saídas durante a concentração).

3. Empatia e empoderamento feminino: a sororidade representa um papel importantíssimo nas vidas das mulheres da trama. Entre elas há escuta, conselhos, ajuda, respeito aos momentos “não quero falar com ninguém”. Amizade verdadeira, diferente de outras séries e filmes que trazem mulheres geralmente como rivais. Assim como os homens, elas crescem muito durante as três temporadas.

Ted Lasso está disponível na Apple TV.

Deixe um comentário